top of page

Por que contratar um engenheiro ou empresa de engenharia para uma obra?


Para executar uma obra com qualidade, segurança e economia são necessários conhecimentos técnicos que somente um profissional qualificado pode oferecer neste caso o Engenheiro ou Empresa de Engenharia.

É o Engenheiro que tem capacidade para coordenar uma equipe com eficiência, pois vai administrar todo o projeto com base no planejamento eficiente. Ele vai elaborar um orçamento detalhado com cronograma físico e financeiro definindo o tempo e custo de cada etapa do projeto.

O planejamento do projeto inclui dados e informações do gerenciamento das áreas como aquisição, riscos, custos, escopo, tempo, integração, recursos humanos entre outros.

Tanto em obras de pequeno ou grande porte, é imprescindível a formação de uma equipe para executar o projeto, essa equipe será gerenciada e vistoriada pelo Engenheiro.

Muitas pessoas acreditam que esse profissional aumenta o custo da obra e do projeto, mas não passa de ilusão e desconhecimento, pois somente com acompanhamento do profissional capacitado é possível executar o trabalho proporcionando maior economia sem que seja comprometida a qualidade e a segurança durante a execução da obra.

Mas é importante ressaltar, que tanto para a execução de obras quanto para a instalação de alguns projetos e serviços é necessário a contratação de um Engenheiro, pois além de fazer toda a diferença no custo e na qualidade dos projetos é um fator requerido dentro das Normas da ABNT.

Desde abril de 2014 as reformas feitas em casas ou apartamentos terão que ter a contratação de um Engenheiro para executar o projeto, de acordo com a NBR 16289:2014, requisitado pela ABNT.

Pequenos reparos como pinturas e troca de gesso não tem a necessidade de contratação do Engenheiro, as novas regras valem para troca de canos e janelas, instalações elétricas e a gás por exemplo.

A nova Norma foi criada para garantir a segurança em reformas com a coordenação de um profissional qualificado e certificado pelo CREA, após inúmeras tragédias com graves conseqüências e até mortes por reformas feitas por pessoas desabilitadas ou pelo exercício ilegal da profissão.

bottom of page